RELEITURA DE MAPAS CONCEITUAIS

Adilson Rocha Ferreira

  1. INTRODUÇÃO

A atividade proposta pela professora Maria Aparecida visa a produção de textos a partir da releitura de mapas conceituais, que no caso dessa atividade são dois: o primeiro elucida o assunto da abordagem do processo ensino-aprendizagem e o segundo sobre a mediação pedagógica.

1.1 - Abordagem do processo ensino-aprendizagem

As relações humanas, embora complexas, são peças fundamentais na realização comportamental e profissional de um indivíduo. Desta forma, a análise dos relacionamentos entre professor/aluno envolve interesses e intenções, sendo esta interação o expoente das conseqüências, pois a educação é uma das fontes mais importantes do desenvolvimento comportamental e agregação de valores nos membros da espécie humana.

Neste sentido, a interação estabelecida caracteriza-se pela seleção de conteúdos, organização, sistematização didática para facilitar o aprendizado dos alunos e exposição onde o professor demonstrará seus conteúdos.

No entanto este paradigma deve ser quebrado, é preciso não limitar este estudo em relação comportamento do professor com resultados do aluno; devendo introduzir os processos construtivos como mediadores para superar as limitações do paradigma processo-produto.

1.2 - A mediação pedagógica

Neste texto discutiremos a importância da mediação pedagógica e sua fundamentação teórica. O conceito de “mediação pedagógica” tem o mesmo significado de auto-aprendizagem ou aprendizagem centrada no aluno e tem sido defendida como a abordagem do processo ensino-aprendizagem que é não só mais eficiente mas também capaz de provocar nos alunos maior motivação e mais acelerada maturidade.

A mediação pedagógica parte de uma concepção radicalmente oposta aos sistemas de instrução baseados na primazia do ensino como mera transferência de informação. A expressão “mediação pedagógica” significa o tratamento dos conteúdos e das formas de expressão dos diferentes assuntos (disciplinas), a fim de tornar possível o ato educativo dentro do horizonte de uma educação concebida como participação, criatividade, expressividade e relacionalidade.

1.3 - Considerações finais

Com base nos argumentos acima citados, podemos observar que as relações humanas, embora complexas, são peças fundamentais na realização comportamental e profissional de um indivíduo.

A mediação pedagógica parte de uma concepção radicalmente oposta aos sistemas de instrução baseados na primazia do ensino como mera transferência de informação.